quarta-feira, 21 de março de 2012

Sem espaços para mentiras


Festival É Tudo Verdade chega à 17ª edição com mais de 80 documentários 


Como explicar a força e a necessidade de um tipo de cinema destinado a capturar aquilo que não é ficção? E como explicar o quanto há de ficção na realidade e de realidade na ficção? Talvez seja a busca dessas respostas que engrene e permita que o festival É Tudo Verdade chegue neste mês, no dia 22 de março até 1 de abril, em sua 17ª edição.

Dedicado exclusivamente à exibição de documentários nacionais e internacionais, o evento deverá levar em torno de 28 mil pessoas a passar pelas salas de São Paulo e Rio de Janeiro. A mostra também faz uma pequena itinerância por Brasília. Esse público irá conferir os cerca de 80 títulos selecionados – menos de 10% do total de inscritos –, oriundos de 27 países, entre curtas, médias e longas-metragens.

Das muitas produções que merecem destaque, o longa Xaréu – Memórias do arraial é um dos títulos nacionais que marcam presença. Estreia na sétima arte da carioca Patrícia Ramos Pinto, ela mergulha nas memórias do cineasta Paulo César Saraceni voltando a 1959, quando ele filmou o curta Arraial do Cabo, apontado como o marco inicial do Cinema Novo. A diretora utiliza imagens do filme original e as intercala com as de Arraial nos dias de hoje, mostrando as realidades sociais e econômicas das duas épocas. 

Fonte: Leia o texto na íntegra no linkhttp://www.revistadacultura.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário