quarta-feira, 21 de março de 2012

Gilberto Freyre




O escritor e sociólogo Gilberto Freyre dedicou vida e obra ao conhecimento do país associando a vivência pessoal à memória coletiva em um método inovador de análise

Filho do juiz e catedrático de economia política Alfredo Freyre e de Francisca de Mello Freyre, o sociólogo, antropólogo e escritor Gilberto Freyre nasceu em uma família brasileira antiga, descendente dos primeiros colonizadores portugueses. 

Os estudos têm início em 1908, aos oito anos, no Colégio Americano Batista Gilreath, em Recife, capital do estado de Pernambuco, onde nasceu. No início de sua vida escolar, no entanto, o pequeno Gilberto, preocupando a família, não mostrava aptidão para as letras. 

“Ele não conseguia aprender a ler”, conta a antropóloga e presidente da Academia Pernambucana de Letras (APL), Fátima Quintas, estudiosa da obra de Freyre. Na época, os pais chegaram a cogitar a possibilidade de terem um filho com limitações intelectuais. Alheios, porém, ao fato de que os “cadernos e mais cadernos” – como conta Fátima – que o menino enchia com pinturas já davam pistas do futuro pensador que ele iria se tornar. 


Fonte: Leia o texto na íntegra no link: http://www.sescsp.org.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário