quarta-feira, 21 de março de 2012

A ternura que vem da dor



Escritor transforma a perda do filho e da neta em história de superação e amor à vida para o público infantojuvenil

Para amenizar uma dor insuportável, a poesia no papel em branco foi a maneira que o jornalista e escritor Ricardo Viveiros escolheu para colocar para fora o que passara a sentir após a morte do filho e da neta em um acidente no trânsito. Assim começou a história do livro O poeta e o passarinho, lançado no fim do ano passado e o seu primeiro do gênero infantojuvenil.

O texto foi escrito há 15 anos, na mesma época da tragédia, mas ficou perdido dentro de um livro. “Quando o encontrei, reli e não parecia meu. Percebi o quanto foi importante para que eu enfrentasse e superasse a perda”, revela Viveiros. Ao mostrar ao amigo ilustrador Rubens Matuck, a história ganhou formas e cores incríveis, favorecendo a publicação.

Sensível, a metáfora poética trata a perda como algo comum à vida, sem revolta ou tristeza. “Escrevi o que eu achava dele e dela, então, é uma história de amor à vida, com ternura e esperança”, explica. E, como para todo pai, os filhos serão eternas crianças, a abordagem infantil surgiu naturalmente para Viveiros, que também levantou a importância de o tema ser tratado com esse público de forma inteligente e reflexiva.


Fonte: Leia o texto na íntegra no link: http://www.revistadacultura.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário