segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Fundação Getúlio Vargas & Fundação Cásper Líbero


Os candidatos a uma das vagas da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas devem ficar atentos a lista de filmes obrigatórios para o processo seletivo 2012.

Filmes:

• Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha;
• Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), de Marcelo Gomes;
• O Ano que Meus Pais Saíram de Férias (2006), de Cao Hamburger;
• O Show de Truman (1998), de Peter Weir;
• Persépolis (2007), de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud.


A coordenação do vestibular indica a seguinte bibliografia que pode auxiliar nos estudos: “O Cinema Brasileiro Hoje”, de Pedro Buchter; “A Significação no Cinema”, de Christian Metz, tradução de Jean Claude Bernardet; e “A Experiência do Cinema”, organizado por Ismail Xavier – antologia.


A Faculdade Cásper Líbero já liberou a lista de filmes obrigatórios para o Vestibular 2012. Confira as relações a seguir:

Filmes:

As narrativas audiovisuais reúnem dois filmes de ficção e dois documentários, apresentados a seguir:

Em Rede de intrigas (Network, EUA, 1976), Sidney Lumet (1924) oferece um panorama mordaz do alto escalão de uma fictícia rede de TV, alternando os registros da comédia de crítica social e do drama.

Em Arquitetura da destruição (Architektur des untergangs, Suécia, 1992), Peter Cohen (1946) mostra que a estética nazista constituiu uma força agregadora disposta a tornar o mundo belo por meio do emprego da violência.

O bandido da luz vermelha (Brasil, 1968), de Rogério Sganzerla (1946-2004), é uma autêntica experiência de cinema marginal, por cuja lente o diretor trata do mito do herói em um país subdesenvolvido.

Em Santiago (Brasil, 2006), João Moreira Salles (1962) reflete sobre o tempo, a identidade, a memória e a própria natureza do documentário.
Cada uma dessas obras singulares irá solicitar do candidato uma análise vertical, crítica e transdisciplinar do mundo das narrativas e da comunicação e da realidade histórica que concebeu as obras e com a qual elas estão ligadas ainda nos dias de hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário