segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A realidade da ficção














Em seu novo livro, autor de Cidade de Deus relê a era de ouro do samba, tratando personagens reais como pura invenção

Como acadêmico, o carioca Paulo Lins redescobriu a história do bairro em que viveu boa parte de sua infância, a Cidade de Deus. Seu romance Cidade de Deus (Companhia das Letras, 1997) buscou na história oral dos moradores a ocupação e a formação do tráfico de drogas no bairro e a sua influência na vida da comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro. O romance foi levado às telas pelo diretor Fernando Meirelles e indicado em quatro categorias do Oscar de 2002.

Do sucesso do filme vieram produtos televisivos, como Cidade dos Homens (Globo, 2003), do qual participou como roteirista. A série ajudou no surgimento de uma nova geração de atores e atrizes negros na televisão. E o escritor passou a atuar em outros projetos como roteirista.

Agora, Desde que o Samba é Samba marca seu retorno à literatura, com um retrato da era de ouro desse ritmo no Estácio, bairro em que o autor morou antes de sua família se mudar para Cidade de Deus. Ao ar livre, do alto de Santa Teresa, com vista para o Corcovado, o centro da cidade e a baía da Guanabara, Paulo Lins concedeu esta entrevista para Língua

Fonte: Leia na íntegra no site - http://revistalingua.uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário