A internet permitiu que bilhões de pessoas conectadas compartilhassem
conhecimento e informação em escala ímpar. Essa colaboração revolucionou as
formas de produção, distribuição e consumo de bens culturais. A chamada Crowd
Economy, ou economia da multidão, inovou as formas de produção.
Os exemplos vão desde as diversas distribuições dos sistemas
operacionais para computadores GNU/Linux e a enciclopédia on-line Wikipédia,
feitos por milhares de colaboradores de diversas partes do mundo, até os sites
de financiamento coletivo, em que projetos são viabilizados por um conjunto de
pessoas interessadas na ideia. Já a distribuição cultural foi facilitada pelas
licenças flexíveis do Creative Commons, que permitem que o autor licencie o
acesso à obra para fins não-comerciais, por exemplo, e pelos streaming e
download remunerados para o artista.
Um dos principais impulsos
para a expansão dos sites de financiamento coletivo, ou crowdfunding, no mundo
foi o sucesso do Kickstarter, site norte-americano, criado em 2009. No Brasil, o
Ativaai, Queremos e Showzasso, voltados para shows, o Minimecenas e o
Incentivador, focados em projetos culturais, e o Catarse, em iniciativas
culturais, sociais e tecnológicas, são os mais conhecidos.
Fonte: Texto na íntegra - http://www.sescsp.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário