segunda-feira, 7 de maio de 2012

Autonomia tecnológica



















A internet permitiu que bilhões de pessoas conectadas compartilhassem conhecimento e informação em escala ímpar. Essa colaboração revolucionou as formas de produção, distribuição e consumo de bens culturais. A chamada Crowd Economy, ou economia da multidão, inovou as formas de produção. 

Os exemplos vão desde as diversas distribuições dos sistemas operacionais para computadores GNU/Linux e a enciclopédia on-line Wikipédia, feitos por milhares de colaboradores de diversas partes do mundo, até os sites de financiamento coletivo, em que projetos são viabilizados por um conjunto de pessoas interessadas na ideia. Já a distribuição cultural foi facilitada pelas licenças flexíveis do Creative Commons, que permitem que o autor licencie o acesso à obra para fins não-comerciais, por exemplo, e pelos streaming e download remunerados para o artista. 

Um dos principais impulsos para a expansão dos sites de financiamento coletivo, ou crowdfunding, no mundo foi o sucesso do Kickstarter, site norte-americano, criado em 2009. No Brasil, o Ativaai, Queremos e Showzasso, voltados para shows, o Minimecenas e o Incentivador, focados em projetos culturais, e o Catarse, em iniciativas culturais, sociais e tecnológicas, são os mais conhecidos.

Fonte: Texto na íntegra - http://www.sescsp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário