quarta-feira, 21 de março de 2012

Sincretismo Religioso






Historiador analisa a formação étnica e o sincretismo religioso no Brasil Colônia sob o impacto dos interesses econômicos das potências da época

Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ronaldo Vainfas é um dos maiores expoentes da historiografia nacional. Pesquisa a história ibero-americana e luso-brasileira entre os séculos 16 e 18, especialmente os temas da Inquisição, religiosidade, sexualidade, escravidão e colonização. 

É autor de A Heresia dos Índios: Catolicismo e Rebeldia no Brasil Colonial (Companhia das Letras, 2010), Ideologia e Escravidão (Vozes, 1986) e Dicionário do Brasil Joanino, 1808-1821, (Objetiva, 2008), em parceria com Lúcia Bastos Pereira das Neves, pelo qual receberam o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Biblioteca Nacional. 

Em entrevista à Revista E, ele fala sobre a influência do sistema econômico na relação entre a Igreja Católica e as religiões de origem africana no Brasil. “A Inquisição era impotente para desafiar a ordem escravista. Houve casos em que escravos denunciados foram escondidos pelos senhores para não serem presos pela Inquisição. A escravidão era, portanto, uma aliada dos cultos afro-brasileiros”, afirma.



Fonte: Leia a entrevista na íntegra no link: http://www.sescsp.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário