segunda-feira, 10 de outubro de 2011

História política e social brasileira























Os vinte e nove livros publicados mostram o amplo campo de ação desenvolvido pela historiadora Mary Del Priore. Sua pesquisa historiográfica percorre temas desde o corpo, a sexualidade e a emancipação femininos; a infância; o Brasil colônia; a família imperial e, mais recentemente, em entrevistas e artigos, a atual situação política do país comandado por uma mulher, a presidente Dilma Rousseff. 

Entre os títulos mais recentes, estão Histórias Íntimas: Sexualidade e Erotismo na História do Brasil (Planeta do Brasil, 2011); Uma Breve História do Brasil (Planeta do Brasil, 2010); Matar para Não Morrer: A Morte de Euclides da Cunha (Objetiva, 2009). Em suas declarações, tem criticado o resquício do paternalismo que rege a vida de milhares de brasileiros. 

Afirma que as próprias mulheres ajudam a perpetuar esse modelo nas relações. “Essa mentalidade nunca abandonou, sobretudo, as mulheres brasileiras. Apesar das conquistas na vida pública – mais e mais mulheres se destacam como artistas, políticas ou empresárias – na vida privada elas continuam marcadas por formas arcaicas de pensar”, declara Mary à Revista E. 

Também revela a boa acolhida do público aos livros de história de toda a sorte publicados no país. Para a historiadora, esse é o reflexo das novas formas narrativas empregadas por autores não só restritos ao universo acadêmico, mas em contato com a realidade cotidiana. 

“Os jornalistas vêm dando uma colaboração importante nesse sentido. Seu domínio da escrita, de frases curtas e informativas, mais do que interpretativas, ajuda a matéria a ganhar interesse”, diz. Além de pôr em xeque mitos e lendas sobre figuras emblemáticas de nossa história. 

Fonte: Leia na íntegra o texto na Revista E

Nenhum comentário:

Postar um comentário