quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dossiê - Mestre dos Palcos


José Renato (1926-2011), idealizador do Teatro de Arena, é uma das figuras mais importantes da história teatral brasileira

Desde que José Renato Pécora, junto com parceiros e idealizadores, fundou o Teatro de Arena, em 1954, a história cultural do país tomou novos rumos. Um teatro de caráter revolucionário, já que seus integrantes, especialmente Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha) e Gianfrancesco Guarnieri, faziam parte da Juventude Comunista.

A primeira montagem de Eles Não Usam Black-Tie, texto de Guarnieri e direção de José Renato, em 1957, foi sucesso imediato no pequeno espaço da Rua Teodoro Baima, 94 – além de ser a primeira peça a levar a temática operária para os palcos brasileiros, o formato arena permitia maior aproximação dos atores com o público, inaugurando uma nova forma de encenação no Brasil. “De repente o homem comum, a favela, a luta sindical, as convicções políticas de simples operários e suas paixões, anseios e dificuldades, tudo isso passava a ocupar o palco da cena brasileira.

O espectador passou a se identificar com os temas e o jeito de representar que Zé Renato inventava”, relembra o ator e autor Juca de Oliveira, que ingressou no Arena em 1961 com a remontagem de Eles Não Usam Black-Tie.


Fonte: Leia o texto na íntegra no Portal Sesc


Nenhum comentário:

Postar um comentário