segunda-feira, 26 de abril de 2010

O GRANDE INQUISIDOR

MATÉRIA SOBRE “O GRANDE INQUISIDOR” NO ESTADÃO
Por Beth Néspoli

Para quem deseja vivenciar uma transposição cênica da obra de Dostoievski, estreiou no Ágora uma montagem que tem tudo para trazer à tona uma multiplicidade de questões humanas - o O Grande Inquisidor.

A aposta pode ser feita pelos artistas envolvidos na montagem. Esse texto, uma narrativa retirada do romance Os Irmãos Karamazov, será interpretado por Celso Frateschi, sob direção de Rubens Rusche. Frateschi já conseguira levar ao palco com rara felicidade um conto de Dostoievski, Sonho de Um Homem Ridículo, texto à primeira vista bem pouco teatral. É de se imaginar que possa tirar ainda muito mais proveito de O Grande Inquisidor cuja carga dramática já atraiu dezenas de atores e diretores, entre eles Patrice Chèreau, Peter Brook e, no Brasil, Domingos Oliveira. Rusche é um ‘homem culto’, de sólida e ampla formação filosófica, que domina seu métier, como mostrou em montagens como Fim de Jogo, de Beckett, e Ânsia, de Sarah Kane.

Revisão

O texto permite a leitura anticlerical e a de cunho político. “A argumentação do Inquisidor é fonte de regimes totalitários, sejam de esquerda ou direita”, diz Rusche. Mas há outra camada, mais difícil de trazer à tona, sobre a qual Frateschi e Rusche trabalham. Esse cardeal, aos 90 anos, está próximo da morte. Essa aparição, não importa se é mesmo Jesus ou não, provoca uma revisão em sua vida. Afinal, um dia ele jejuou no deserto, foi jovem e idealista, acreditou na essência do cristianismo e agora tenta justificar o rumo tomado. “É legítimo perguntarmos: por que ele sacrificaria sua própria alma em nome de uma raça pela qual sente profundo desprezo? Esse é o paradoxo que mais salta à vista.” De certa forma, o poderoso Inquisidor se depara com a sua fragilidade diante do livre-arbítrio. Poderia ter escolhido outro caminho. Rendeu-se?

“Seja por sobrevivência, comodismo ou pelo jogo da vida as pessoas tomam caminhos que as embrutecem.” Um dia vem a crise. No Ágora, Mauro Schames assume o difícil papel de espelho silencioso para o Inquisidor.

O Grande Inquisidor - Teatro Ágora. R. Rui Barbosa, 672, 3284-0290. 6ª e sáb., 21h30; dom., 20 h. R$ 30. Até 27/6



Fonte: Agora Teatro

Nenhum comentário:

Postar um comentário