terça-feira, 13 de abril de 2010

LIVRO - Casada à força - Leila

Hoje em dia, na França, mais de 50.000 moças são vítimas de um casamento forçado.

Pela primeira vez, uma mulher traz seu testemunho. Na França, como em numerosas outras regiões do mundo, adolescentes e moças são ainda obrigadas a aceitar como esposo um homem que não escolheram e muitas vezes nem mesmo conheceram.

Isso é feito em nome do interesse dos pais. Eu tinha vinte anos e sonhava casar-me por amor... Esse homem, com quem foi obrigada a casar, ela jamais conheceu e nem mesmo ouviu falar, ele é quinze anos mais velho do que ela e, no entanto, ela vai desposá-lo Meu pai me disse: é ele e não um outro e você será feliz com esse homem. O casamento é realizado no Marrocos e registrado legalmente na França.

Supliquei até o último momento. Eu disse sim com uma voz que não era a minha, assinei um papel que não li, porque meus olhos estavam marejados de lágrimas.

Esse homem que ela não ama vai espancá-la e tentar dominá-la. Com uma coragem extraordinária, Leila luta contra o peso da tradição, para conservar sua liberdade e sua dignidade. Hoje não vive mais com seu marido e vai pedir o divórcio. Leila testemunha com a esperança de que essa horrível prática acabe.

Dados da obra:

Casada à força
Leila
Editora Planeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário